sexta-feira, 18 de outubro de 2013

Jogo caixas ilustradas

 Toda criança necessita brincar. Pois brincar é um momento indispensável à saúde física, emocional e intelectual da criança. O brinquedo e os jogos infantis ocupam uma função importante no desenvolvimento, pois são as principais atividades da criança durante a infância. Com a criança deficiente intelectual não é diferente. Embora apresente atrasos em seu desenvolvimento cognitivo e motor, também necessita de atividades lúdicas no seu dia a dia. Talvez até mais do que as outras crianças, por necessitar de muito mais estímulos para desenvolver suas habilidades cognitivas, motoras e sensoriais.
          Os jogos e brincadeiras para as crianças com deficiência intelectual constituem atividades primárias que trazem grandes benefícios do ponto de vista físico, intelectual e social. De acordo com VYGOTSKY(1998), a arte de brincar pode ajudar a criança com necessidades educativas especiais a desenvolver-se, a comunicar-se com os que a cercam e consigo mesma. Através dos jogos e brincadeiras a criança com deficiência intelectual pode desenvolver a imaginação, a confiança, a autoestima, o autocontrole e a cooperação. Os jogos e brincadeiras proporcionam o aprender fazendo, o desenvolvimento da linguagem, o senso de companheirismo e a criatividade.
            Os jogos contribuem de forma prazerosa no desenvolvimento global da criança; a inteligência, a afetividade, a motricidade e a sociabilidade. O jogo é uma atividade social, pois depende de regras convivência e de regras imaginárias que são discutidas pelas crianças construindo-se uma afetividade de imagem e interpretação. Através do jogo a criança reconhece suas potencialidades e aprende a superar seus próprios limites. Por isso que deve existir uma atitude de respeito a capacidade criadora da criança (SANTOS,2005).
            Com as atividades lúdicas, a criança desenvolve a coordenação motora, a atenção, o movimento ritmado, conhecimento quanto a posição do seu corpo, direção a seguir e outros, participando do desenvolvimento em seus aspectos psicológicos e sociais: desenvolva livremente a expressão corporal que favorece a criatividade, que suas funções orgânicas físicas. Como benefício físico, a ludicidade satisfaz as necessidades de crescimento e de competitividade das crianças (BILTENCOURT, 2002).
             É no brincar que a criança une elementos de fantasia e realidade e começa a distinguir o real do imaginário. Brincando a criança não só desenvolve a imaginação, mas também fundamenta afetos, elabora conflitos e ansiedades, explora habilidades e, à medida que assume múltiplos papéis, fecunda competências cognitivas e interativas. Com isso o desenvolvimento da psicomotricidade ocorre de forma natural e agradável (MOSTROIANNI, 2004).

 

Caixas ilustradas

Objetivo: Desenvolver a percepção da linguagem escrita; promover a associação da palavra com a figura e dos grafemas com os fonemas.
                Estimular pensamento lógico, e de composição de figuras, discriminação visual, atenção e concentração.
Materiais necessários: Caixinhas de fósforo encapadas; figuras pequenas coladas em cima da caixa; dentro as letras que formam o nome da figura. Papel ofício.
Número de participantes: 2 alunos
Regras:
- Cada dupla escolhe as caixinhas que preferem;
- Formar os nomes das figuras com as letras que estão dentro da caixinha;

             O professor deve explorar ao máximo as palavras e os termos descritivos em suas “conversas” com o aluno e trabalhar os diversos tipos de movimentos de abrir e fechar, as cores, as espessuras.   Todos esses exercícios ajudarão o aluno a fortalecer a motricidade fina com a exploração do movimento dos dedos, assim como a orientação espacial, a atenção e concentração e os conceitos citados nos objetivos.
              O jogo escolar é, portanto, favorecedor do desenvolvimento e pode levar a criança a um estágio mais complexo de interação, comportamento e funcionamento intelectual. Para Vygotsky (1998, p. 118), “o aprendizado adequadamente organizado resulta em desenvolvimento mental e põe em movimento vários processos de desenvolvimento que, de outra forma, seriam impossíveis de acontecer.”. Cabe à escola criar as condições necessárias para o desenvolvimento do aluno e para a superação de seu próprio limite.

Um comentário:

  1. Gelcilene essa atividade darão ao segurança na realização das atividades, bem como acessibilidade a aprendizagem por associação que estimulará a memória da pessoa.
    Abraços.....
    Nelcicleide

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