Toda criança necessita
brincar. Pois brincar é um momento indispensável à saúde física, emocional e
intelectual da criança. O brinquedo e os jogos infantis ocupam uma função
importante no desenvolvimento, pois são as principais atividades da criança
durante a infância. Com a criança deficiente intelectual não é diferente.
Embora apresente atrasos em seu desenvolvimento cognitivo e motor, também
necessita de atividades lúdicas no seu dia a dia. Talvez até mais do que as
outras crianças, por necessitar de muito mais estímulos para desenvolver suas
habilidades cognitivas, motoras e sensoriais.
Os jogos e brincadeiras para as
crianças com deficiência intelectual constituem atividades primárias que trazem
grandes benefícios do ponto de vista físico, intelectual e social. De acordo
com VYGOTSKY(1998), a arte de brincar pode ajudar a criança com necessidades
educativas especiais a desenvolver-se, a comunicar-se com os que a cercam e
consigo mesma. Através dos jogos e brincadeiras a criança com deficiência
intelectual pode desenvolver a imaginação, a confiança, a autoestima, o
autocontrole e a cooperação. Os jogos e brincadeiras proporcionam o aprender
fazendo, o desenvolvimento da linguagem, o senso de companheirismo e a
criatividade.
Os jogos contribuem de forma
prazerosa no desenvolvimento global da criança; a inteligência, a afetividade,
a motricidade e a sociabilidade. O jogo é uma atividade social, pois depende de
regras convivência e de regras imaginárias que são discutidas pelas crianças construindo-se
uma afetividade de imagem e interpretação. Através do jogo a criança reconhece
suas potencialidades e aprende a superar seus próprios limites. Por isso que
deve existir uma atitude de respeito a capacidade criadora da criança
(SANTOS,2005).
Com as atividades lúdicas, a
criança desenvolve a coordenação motora, a atenção, o movimento ritmado,
conhecimento quanto a posição do seu corpo, direção a seguir e outros,
participando do desenvolvimento em seus aspectos psicológicos e sociais:
desenvolva livremente a expressão corporal que favorece a criatividade, que
suas funções orgânicas físicas. Como benefício físico, a ludicidade satisfaz as
necessidades de crescimento e de competitividade das crianças (BILTENCOURT,
2002).
É no brincar que a criança une elementos de
fantasia e realidade e começa a distinguir o real do imaginário. Brincando a
criança não só desenvolve a imaginação, mas também fundamenta afetos, elabora
conflitos e ansiedades, explora habilidades e, à medida que assume múltiplos
papéis, fecunda competências cognitivas e interativas. Com isso o
desenvolvimento da psicomotricidade ocorre de forma natural e agradável
(MOSTROIANNI, 2004).
Caixas
ilustradas
Objetivo:
Desenvolver a percepção da linguagem escrita; promover a associação da palavra
com a figura e dos grafemas com os fonemas.
Estimular pensamento lógico, e
de composição de figuras, discriminação visual, atenção e concentração.
Materiais
necessários: Caixinhas de fósforo encapadas; figuras pequenas coladas em cima
da caixa; dentro as letras que formam o nome da figura. Papel ofício.
Número
de participantes: 2 alunos
Regras:
-
Cada dupla escolhe as caixinhas que preferem;
-
Formar os nomes das figuras com as letras que estão dentro da caixinha;
O professor deve explorar ao máximo as
palavras e os termos descritivos em suas “conversas” com o aluno e trabalhar os
diversos tipos de movimentos de abrir e fechar, as cores, as espessuras. Todos esses exercícios ajudarão o aluno a
fortalecer a motricidade fina com a exploração do movimento dos dedos, assim
como a orientação espacial, a atenção e concentração e os conceitos citados nos
objetivos.
O jogo escolar é, portanto, favorecedor do
desenvolvimento e pode levar a criança a um estágio mais complexo de interação,
comportamento e funcionamento intelectual. Para Vygotsky (1998, p. 118), “o
aprendizado adequadamente organizado resulta em desenvolvimento mental e põe em
movimento vários processos de desenvolvimento que, de outra forma, seriam
impossíveis de acontecer.”. Cabe à escola criar as condições necessárias para o
desenvolvimento do aluno e para a superação de seu próprio limite.
Gelcilene essa atividade darão ao segurança na realização das atividades, bem como acessibilidade a aprendizagem por associação que estimulará a memória da pessoa.
ResponderExcluirAbraços.....
Nelcicleide