quinta-feira, 17 de abril de 2014

Informativo Diferenciado: Surdocegueira e DMU


SURDOCEGUEIRA E DEFICIÊNCIA MÚLTIPLA
           
             Inicialmente é preciso saber diferenciar Surdocegueira de Deficiência Múltipla. A primeira é a incapacidade total ou parcial da audição e visão, de forma simultânea, ou seja, é uma condição que apresenta outras dificuldades além daquelas causadas pela cegueira e pela surdez, é uma deficiência única, porém surdocego é a pessoa que apresenta essas duas limitações. Já a Deficiência Múltipla é uma condição heterogênea que identifica diferentes grupos de pessoas, que revelam associações diversas de deficiências que afetam de forma significativa o funcionamento individual e relacionamento social.
         As principais necessidades dos surdocegos e das pessoas com DMU se concentram em disponibilizarmos mecanismos e recursos em busca de favorecer a aprendizagem da leitura, em registro simbólico, gestual, verbal entre outros. Até quando a deficiência não predomina na área intelectual, o trabalho pedagógico deverá está em constante interação com o meio em que se vive.
                A partir dessa realidade, é comum percebermos, que as estratégias utilizadas para a aquisição da comunicação, deverão está voltada para o respeito a dignidade e a individualidade de cada aluno com DMU e com Surdocegueira, e no entanto o processo de comunicação deverá ter início na infância, onde a estimulação dos sentidos poderão ter avanços significativos, e assim o trabalho com o uso de suas habilidades poderão ser melhor aproveitado. Sendo assim é recomendável que se use a técnica como exemplo, da mão sobre mão e da mão sob mão, com alunos com Surdocegueira, buscando orientar e direcionar o aluno, em relação ao espaço, mobilidade, localização, entre outros. Como também é viável que se empregue a Tecnologia Assistiva, que por sua vez engloba recursos, metodologias e práticas, que buscam promover a qualidade de vida e inclusão social, ampliar a mobilidade e a comunicação entre outros fatores necessários ao convívio social de cada indivíduo.

Referências:
BOSCO, Ismênia C.M.G; MESQUITA, Sandra R.S.H; MAIA, Shirley R. Coletânea UFC-MEC/2010: A Educação Especial na Perspectiva da Inclusão Escolar – Fascículo 05: Surdocegueira e Deficiência Múltipla.
GIACOMINI, Lilia et all. Coletânea UFC-MEC/2010: A Educação na Perspectiva da Inclusão Escolar – Fascículo 07: Orientação e Mobilidade.
Aspectos Importantes para saber sobre Surdocegueira e Deficiência Múltipla. Texto elaborado pela coordenadora da disciplina Profa. Dra. Shirley Rodrigues Maia.
BOSCO, Ismênia C. M. G.; MESQUITA, Sandra R. S. H.; MAIA, Shirley R. Coletânea UFC-MEC/2010: A Educação Especial na Perspectiva da Inclusão Escolar - Fascículo 05: Surdocegueira e Deficiência Múltipla (2010).
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Especial. Educação Infantil estratégias de e orientações pedagógicas para educação de crianças com necessidades educacionais especiais: Dificuldade Acentuadas de  Aprendizagem. Deficiência Múltipla. Brasília: MEC/SEESP,2002.
SERPA, Ximena Fonegra, Comunicação para Pessoas com Surdocegueira. Tradução do livro Comunicacion para Persona Sordociegas, INSOR-Colômbia 2002.

Um comentário:

  1. Ola! Gelci
    O mais me deixou com duvidas foi em denominar uma criança surdocega, pos achava que uma pessoa surdocega seria totalmente cega e surda, mas é ao contrario, agora que já tenho conhecimento sei que é a associação das duas deficiência e seu informativo deixa isso bem claro.bjs.

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