SURDOCEGUEIRA E DEFICIÊNCIA MÚLTIPLA
Inicialmente
é preciso saber diferenciar Surdocegueira de Deficiência Múltipla. A primeira é
a incapacidade total ou parcial da audição e visão, de forma simultânea, ou
seja, é uma condição que apresenta outras dificuldades além daquelas causadas
pela cegueira e pela surdez, é uma deficiência única, porém surdocego é a
pessoa que apresenta essas duas limitações. Já a Deficiência Múltipla é uma
condição heterogênea que identifica diferentes grupos de pessoas, que revelam
associações diversas de deficiências que afetam de forma significativa o
funcionamento individual e relacionamento social.
As principais necessidades dos
surdocegos e das pessoas com DMU se concentram em disponibilizarmos mecanismos
e recursos em busca de favorecer a aprendizagem da leitura, em registro
simbólico, gestual, verbal entre outros. Até quando a deficiência não predomina
na área intelectual, o trabalho pedagógico deverá está em constante interação
com o meio em que se vive.
A partir
dessa realidade, é comum percebermos, que as estratégias utilizadas para a
aquisição da comunicação, deverão está voltada para o respeito a dignidade e a
individualidade de cada aluno com DMU e com Surdocegueira, e no entanto o
processo de comunicação deverá ter início na infância, onde a estimulação dos
sentidos poderão ter avanços significativos, e assim o trabalho com o uso de
suas habilidades poderão ser melhor aproveitado. Sendo assim é recomendável que
se use a técnica como exemplo, da mão sobre mão e da mão sob mão, com alunos
com Surdocegueira, buscando orientar e direcionar o aluno, em relação ao
espaço, mobilidade, localização, entre outros. Como também é viável que se
empregue a Tecnologia Assistiva, que por sua vez engloba recursos, metodologias
e práticas, que buscam promover a qualidade de vida e inclusão social, ampliar
a mobilidade e a comunicação entre outros fatores necessários ao convívio
social de cada indivíduo.
Referências:
BOSCO, Ismênia C.M.G; MESQUITA, Sandra R.S.H; MAIA, Shirley
R. Coletânea UFC-MEC/2010: A Educação Especial na Perspectiva da Inclusão
Escolar – Fascículo 05: Surdocegueira e Deficiência Múltipla.
GIACOMINI, Lilia et all. Coletânea UFC-MEC/2010: A Educação
na Perspectiva da Inclusão Escolar – Fascículo 07: Orientação e Mobilidade.
Aspectos Importantes para saber sobre Surdocegueira e
Deficiência Múltipla. Texto elaborado pela coordenadora da disciplina Profa.
Dra. Shirley Rodrigues Maia.
BOSCO, Ismênia C. M. G.; MESQUITA, Sandra R. S. H.; MAIA,
Shirley R. Coletânea UFC-MEC/2010: A Educação Especial na Perspectiva da
Inclusão Escolar - Fascículo 05: Surdocegueira e Deficiência Múltipla (2010).
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação
Especial. Educação Infantil estratégias de e orientações pedagógicas para
educação de crianças com necessidades educacionais especiais: Dificuldade
Acentuadas de Aprendizagem. Deficiência
Múltipla. Brasília: MEC/SEESP,2002.
SERPA, Ximena Fonegra, Comunicação para Pessoas com
Surdocegueira. Tradução do livro Comunicacion para Persona Sordociegas,
INSOR-Colômbia 2002.
Ola! Gelci
ResponderExcluirO mais me deixou com duvidas foi em denominar uma criança surdocega, pos achava que uma pessoa surdocega seria totalmente cega e surda, mas é ao contrario, agora que já tenho conhecimento sei que é a associação das duas deficiência e seu informativo deixa isso bem claro.bjs.