segunda-feira, 2 de junho de 2014

Recursos e Extrategias para apoiar o aluno com TGD em seu desenvolvimento

  O desenvolvimento humano acontece através da comunicação e esta ocorre com a interação entre as pessoas. Segundo a visão sócio-histórica o desenvolvimento é um processo social que se desenvolve ao longo da vida e por meio do qual o sistema de símbolos é adquirido em um longo processo ontológico de aprendizagem cultural.
            Percebe-se que nos casos de Transtorno do Espectro Autista, há falhas na interação nos sujeitos, causando déficits de comunicação. Nestes casos, é preciso encontrar uma forma de apoiar seu desenvolvimento comunicacional, a Comunicação Alternativa se apresenta justamente para esta utilização.
A comunicação é considerada alternativa quando o indivíduo não apresenta outra forma de comunicação e, considerada ampliada quando o indivíduo possui alguma comunicação, mas esta não é suficiente para suas trocas sociais (REILY, 2004). 
            A criança com TGD apresenta especificidade nas áreas da linguagem, do comportamento e da Interação social, necessitando de alguns cuidados que favoreçam a construção de habilidades e de competências, e, também de estratégias para favorecer um bom ambiente escolar, que permita o seu desenvolvimento.
   
 Essas atividades podem ser utilizadas com crianças com TGD.

                
                 
                         
                







                

Descrição das imagens:
            Três atividades foram construídas para que o usuário da CA possa responder questões apontando os símbolos gráficos PCS. A primeira pede para apontar os animais; a segunda para apontar os vegetais e a terceira para apontar os minerais. Abaixo de cada questão visualiza-se uma série de símbolos gráficos com imagens representativas dos três reinos da natureza.

Segundo (SCHIRMER, 2007) é necessário orientar e envolver os parceiros de comunicação (pais, cuidadores, professores, colegas etc.) para que saibam utilizar e aproveitem o recurso de comunicação em todos os momentos possíveis, é um outro ponto fundamental na introdução da CAA. Eles devem estar atentos às respostas do usuário, saber aguardar sem antecipar ou adivinhar o que o aluno quer comunicar, devem também devolver perguntas objetivas e buscar a confirmação do usuário.

            A aprendizagem do aluno com TGD se dá através de uma abordagem vivencial.  Todos os momentos e ambientes são utilizados como objetos de estudo. Na sala de aula, no parque, em casa, na sua própria casa. Devemos utilizar todas as estratégias em beneficio desse aprendizado. Na Escola primeiro exploramos a importância ao que mais agrada a criança para se iniciar um trabalho de adaptação/familiarização professor e aluno.

Referencia Bibliográfica
Sartoretto, Mara Lúcia. A Educação Especial na Perspectiva da Inclusão Escolar : recursos pedagógicos acessíveis e comunicação aumentativa e alternativa / Mara Lúcia Sartoretto, Rita de Cássia Reckziegel Bersch. - Brasília : Ministério da Educação, Secretaria de Educação Especial ; [Fortaleza] : Universidade Federal do Ceará, 2010.
SCHIRMER, C. R. et al. Quando iniciar com a CAA (Comunicação Aumentativa e Alternativa) In: AEE e Deficiência Física. São Paulo: MEC/SEESP, 2007.

Um comentário:

  1. Olá Gelcilene! trabalhar com as baixas tecnologias é sem sombra de duvida um instrumento que vem auxiliar no aprendizado da criança seja esta com TGD ou outra deficiência, será o professor que deverá adequar ao aluno de acordo com o objetivo proposto.

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