O desenvolvimento humano acontece através da
comunicação e esta ocorre com a interação entre as pessoas. Segundo a visão
sócio-histórica o desenvolvimento é um processo social que se desenvolve ao
longo da vida e por meio do qual o sistema de símbolos é adquirido em um longo
processo ontológico de aprendizagem cultural.
Percebe-se que nos casos de
Transtorno do Espectro Autista, há falhas na interação nos sujeitos, causando
déficits de comunicação. Nestes casos, é preciso encontrar uma forma de apoiar
seu desenvolvimento comunicacional, a Comunicação Alternativa se apresenta
justamente para esta utilização.
A comunicação é considerada
alternativa quando o indivíduo não apresenta outra forma de comunicação e,
considerada ampliada quando o indivíduo possui alguma comunicação, mas esta não
é suficiente para suas trocas sociais (REILY, 2004).
A criança com TGD apresenta
especificidade nas áreas da linguagem, do comportamento e da Interação social,
necessitando de alguns cuidados que favoreçam a construção de habilidades e de
competências, e, também de estratégias para favorecer um bom ambiente escolar,
que permita o seu desenvolvimento.
Essas atividades podem ser utilizadas com crianças
com TGD.
Descrição das imagens:
Três atividades foram construídas
para que o usuário da CA possa responder questões apontando os símbolos
gráficos PCS. A primeira pede para apontar os animais; a segunda para apontar
os vegetais e a terceira para apontar os minerais. Abaixo de cada questão
visualiza-se uma série de símbolos gráficos com imagens representativas dos três
reinos da natureza.
Segundo (SCHIRMER, 2007) é necessário orientar e envolver os parceiros
de comunicação (pais, cuidadores, professores, colegas etc.) para que saibam
utilizar e aproveitem o recurso de comunicação em todos os momentos possíveis,
é um outro ponto fundamental na introdução da CAA. Eles devem estar atentos às
respostas do usuário, saber aguardar sem antecipar ou adivinhar o que o aluno
quer comunicar, devem também devolver perguntas objetivas e buscar a
confirmação do usuário.
A aprendizagem do aluno com TGD se
dá através de uma abordagem vivencial.
Todos os momentos e ambientes são utilizados como objetos de estudo. Na
sala de aula, no parque, em casa, na sua própria casa. Devemos utilizar todas
as estratégias em beneficio desse aprendizado. Na Escola primeiro exploramos a
importância ao que mais agrada a criança para se iniciar um trabalho de
adaptação/familiarização professor e aluno.
Referencia
Bibliográfica
Sartoretto,
Mara Lúcia. A Educação Especial na Perspectiva da Inclusão Escolar : recursos
pedagógicos acessíveis e comunicação aumentativa e alternativa / Mara Lúcia
Sartoretto, Rita de Cássia Reckziegel Bersch. - Brasília : Ministério da
Educação, Secretaria de Educação Especial ; [Fortaleza] : Universidade Federal
do Ceará, 2010.
SCHIRMER,
C. R. et al. Quando iniciar com a CAA (Comunicação Aumentativa e
Alternativa) In: AEE e Deficiência Física. São Paulo: MEC/SEESP, 2007.
Olá Gelcilene! trabalhar com as baixas tecnologias é sem sombra de duvida um instrumento que vem auxiliar no aprendizado da criança seja esta com TGD ou outra deficiência, será o professor que deverá adequar ao aluno de acordo com o objetivo proposto.
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